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Conforme FUNATURA (2011), o planejamento para a gestão dos territórios nos estados nacionais tem sido estruturado conforme a evolução econômica e o crescimento populacional de seus municípios. Os instrumentos de organização territorial e de gestão ambiental são ferramentas importantes para o desenvolvimento regional. Eles podem ser de ordem micro ou macrorregionais, extrapolando por vezes as divisões territoriais pré-definidas. Na área alvo temos já implantados alguns desses elementos infraestruturais de desenvolvimento regional.
No sistema rodoviário se destacam as rodovias BR-135 e a TO-255 e diversas estradas municipais e endógenas (particulares). A BR-135 constitui um importantíssimo corredor de transporte rodoviário do Brasil, interligando as regiões Sul e Sudeste ao Norte e Nordeste do país. Ela perpassa a área alvo ao longo dos municípios de Corrente, Gilbués e São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí e Formosa do Rio Preto na Bahia. Por sua vez a TO-255 liga os municípios de Cristalândia e Lagoa da Confusão, ambos no Tocantins.
Verifica-se também a existência de 17 pistas de pouso, dispersas não homogeneamente nos municípios da área alvo e a construção de uma Usina hidrelétrica (UHE) em Ponte Alta do Tocantins, o inventário de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH Rio Manoel Alvinho) em Rio da Conceição e três UHEs inventariadas nos municípios de Almas, Mateiros e Rio Sono, todos os municípios tocantinenses.